Parece que você não possui a versão mais recente do Flash Player

Notícias

Feira do Livro de Jaraguá do Sul recebe Fernanda Young

O fim de semana vai ser movimentado na Feira do Livro de Jaraguá do Sul. Além de contações de histórias, lançamentos e espetáculos teatrais, o evento terá, neste sábado, a presença da atriz, roteirista e apresentadora Fernanda Young

A escritora conversa com o público, a partir das 18h, no Grande Teatro do Centro Cultural SCAR. O acesso é livre e gratuito. No bate-papo ‘Sexo, estragos e videotape’, ela, que é conhecida pela defesa dos direitos das mulheres, trata sobre o mais recente livro, ‘Estragos’, e também a respeito da escrita para a televisão e o teatro. 

Conforme o coordenador do evento, João Chiodini, a convidada especial deste sábado ajuda a traduzir a filosofia da Feira do Livro. “Sempre prezamos por apresentar todos os gêneros que se utilizam da palavra e também ampliar vozes que, muitas vezes, são abafadas. Como é o caso da boa literatura feita por mulheres”, explica.

 Ele comenta ainda que, na atual fase vivenciada no Brasil, é preciso abrir ainda mais espaço ao debate em torno dos direitos das mulheres e das minorias. “Enquanto toda a sociedade não cessar com as diferenciações de gênero, classe, raça, orientação sexual, essas vozes precisam ser enfatizadas, sim”, complementa.

A Feira do Livro segue até o dia 20 de agosto e tem como endereço o estacionamento do Centro Cultural SCAR. No local, uma tenda de cerca de mil metros quadrados abriga 16 expositores com milhares de títulos à venda. Durante os 11 dias de evento, a estimativa da organização é receber em torno de 65 mil visitantes, que podem acessar as atrações das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, nos sábados, e das 10h às 18h, nos domingos.

O evento é uma realização da Design Editora e Eventos, SESC, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal da Educação e Ministério da Cultura. A Feira tem como patrocinadores Zanotti, WEG, Elian, Flexível, Mime, Ruas Rodas e Grupo OCP. Os apoiadores são a SCAR, o Kayrós Hotel e o Instituto Ousas Ilha Mágica Eventos. 

ABERTURA

Na noite da última quinta-feira, 10, aconteceu a abertura oficial da 11ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul. A solenidade contou com a presença de patrocinadores e autoridades. No discurso de boas-vindas ao evento, o prefeito Antídio Lunelli fez questão de salientar a importância da iniciativa para a cidade. “ A Feira conquistou seu espaço no calendário do município e no coração de todos nós. O maior legado que ela deixa é o legado do conhecimento”, destacou. Segundo o coordenador geral, João Chiodini, a iniciativa já tem um projeto em fase de conclusão para 2018. “Estamos aqui porque acreditamos que os livros ajudam a construir pessoas, cidades e países melhores”, finalizou. 

PROGRAMAÇÃO

12 de agosto – Sábado

9h – Início das atividades no Galpão da Leitura e Teatros

9h30 – Contação de histórias: Viramundo – Histórias do mundo todo – Leomir Bruch

10h – Lançamento do livro Crimes em nome de Deus – Fernando Bastos

10h30 – Lançamento dos livros Teatro Catarina – 15 anos e A estrada do viajante – Jairo Maciel

11h – Lançamento do livro Liderança e Espiritualidade – Tânia R. G. Nunes (coautora)

11h30 – Lançamento do livro Como escrever ficção – Milton Maciel

13h30 – Contação de histórias: Viramundo – Histórias do mundo todo – Leomir Bruch

14h – Lançamento do livro Aforismos sobre a vida e a morte – Felipe Bryan dos Santos

14h30 – Lançamento do livro Pavão de seis cores – Lucas Haas Cordeiro

15h – Lançamento do livro O mendigo – Carlos Santhyago

15h30 – Lançamento do livro Mundos Paralelos – A Ponte – Rosana Ouriques

16h – Napo – Um menino que não existe. Cia Abração (Curitiba/PR) – Espetáculo Teatral

17h – Contação de histórias: Viramundo – Histórias do mundo todo – Leomir Bruch

18h – Sexo, estragos e videotape, com Fernanda Young (RJ) – Grande Teatro

19h – Término das atividades no Galpão da Leitura e Teatros

Dia 13 de agosto – domingo

10h – Início das atividades no Galpão da Leitura e Teatros

10h30, 13h30, 15h30 e 17h30 – Contação de histórias: Viramundo – Histórias do mundo todo – Leomir Bruch

14h30 – Espetáculo Teatral

14h30 – Lançamento do livro 101 poemas do mar – Luciano Teixeira

15h – Lançamento do livro O Griot – Braulio Cordeiro

17h – Espetáculo teatral – O Patinho Feio – Grupo Gats

18h – Término das atividades no Galpão da Leitura e Teatros

Dia 14 de agosto – segunda-feira

9h – Início das atividades no Galpão da Leitura e Teatros

8h30, 10h, 14h, 15h30 – Contação de histórias: Histórias à brasileira (Vinicius Mazzon – Curitiba/PR)

19h30 – Amizade também é amor, com Fabrício Carpinejar (RS) – Grande Teatro

21h – Término das atividades no Galpão da Leitura e Teatros

 

Sobre a Feira do Livro

Considerado o maior evento literário da região, a Feira do Livro de Jaraguá do Sul chega à 11ª edição tendo transformado a história cultural da cidade. Graças à iniciativa, o município já recebeu a visita de diversos convidados ilustres, como Luis Fernando Verissimo, Fanny Abramovich, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo e Cristovão Tezza. A lista de autores conta, ainda, com Mauricio de Sousa, Laurentino Gomes, Moacyr Scliar, Humberto Gessinger, Angela Lago, Eliana Martins, Marcia Tiburi, Adriana Calcanhoto, Daniel Munduruku, César Obeid, Zeca Baleiro e Dado Villa-Lobos. Nos últimos anos, também passaram pelo evento Gregório Duvivier, Edney Silvestre, Fernanda Takai, Milton Hatoum, Fernando Bonassi e Paula Pimenta. Para acompanhar a programação, curta www.facebook.com/feiradolivrojaraguadosul ou acesse feiradolivro.org.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/variedades/noticias/feira-do-livro-de-jaragua-do-sul-recebe-fernanda-young

comentários

notícias relacionadas