Parece que você não possui a versão mais recente do Flash Player

Polícia

PRF em SC inicia Operação Festas de Outubro 2018

A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina inicia à zero hora de amanhã desta quinta-feira (4), a Operação Festas de Outubro 2018.

A ação se estende até a meia-noite de domingo, dia 21/10.

O objetivo é reduzir acidentes na região do Vale do Itajaí durante os três finais de semana da Oktoberfest, evento que atrai milhares de pessoas para a cidade de Blumenau. Dentro deste período, também acontecem na região outras festas com grande atração de público como a Fenarreco em Brusque, a Marejada em Itajaí e a Festa do Imigrante em Timbó.

A PRF vai planejar e operacionalizar a fiscalização com base em recente levantamento dos pontos críticos de acidentes, realizado na BR 470 região do Vale do Itajaí e também na BR 101 entre as cidades de Navegantes e Tijucas. O levantamento mostrou que os dois trechos com maior índice de mortalidade da BR 470 ficam entre as cidades de Gaspar e Rodeio e entre Rio do Sul e Pouso Redondo. Já na BR 101, os trechos mais violentos se localizam nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú.

Nestes locais, a PRF vai aumentar a fiscalização de excesso de velocidade. Policiais rodoviários federais, especializados em operação com radar fotográfico, virão de outros locais do estado para trabalhar na região. Ao mesmo tempo, os agentes também tentarão coibir as ultrapassagens irregulares e as conversões proibidas na BR 470, principais causas das colisões frontais e transversais.

Na BR 101, além do controle de velocidade, os policiais vão fiscalizar o trânsito de veículos lentos na faixa da esquerda, conduta que contribui para a formação de filas e, consequentemente, colisões traseiras. O efetivo regular terá ainda o reforço de policiais do Grupo de Motociclismo Regional (GMR) e do Grupo Especial de Fiscalização de Trânsito (GFT).

Nestes três finais de semana, em toda a região do Vale do Itajaí, o combate à embriaguez será ainda mais intensificado. As Festas de Outubro possuem um forte apelo para o consumo de álcool, atraindo principalmente jovens, que normalmente se deslocam com automóvel. A orientação da PRF é que as pessoas viagem em grupo e elejam o “motorista da vez”, aquele que não vai beber e será o responsável por dirigir, trazendo todos de volta pra casa com segurança. Outra recomendação é utilizar vans, ônibus, táxis ou aplicativos de viagens, e assim também poder aproveitar a festa tranquilamente.

A Operação Festas de Outubro também busca contribuir com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), apresentado no mês passado pelo Ministério das Cidades. O plano pretende reduzir pela metade o número de mortos de trânsito no Brasil em um período de dez anos.

1 / 2
Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/policia/prf-em-sc-inicia-operacao-festas-de-outubro-2018

comentários

notícias relacionadas