Parece que você não possui a versão mais recente do Flash Player

Geral

Solenidade em Corupá marca 72 anos da tomada de Monte Castelo

A conquista de Monte Castelo ocorreu no dia 21 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) – Seção Regional de Jaraguá do Sul (ANVFEB), com apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Corupá, promove neste sábado, às 10h30, no Monumento dos Expedicionários, no Centro de Corupá, a solenidade alusiva aos 72 anos da conquista de Monte Castelo, na Itália, pelos pracinhas da FEB. A conquista de Monte Castelo ocorreu no dia 21 de fevereiro de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Após o evento vai ocorrer um almoço no Restaurante Tureck, na BR-280.

Sobre a tomada de Monte Castelo 

No dia  21 de fevereiro de 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) realizou a sua mais importante conquista nos campos de batalha europeus: a tomada do Monte Castelo durante a Segunda Guerra Mundial. Formada durante o governo Getúlio Vargas, a FEB era constituída de oficiais e voluntários que se alistaram com o intuito de poder ajudar as forças aliadas no combate ao nazi-fasciscimo na Europa.

Os brasileiros, em sua maioria, estavam despreparados para os conflitos e as forças nacionais receberam treinamento e mantimentos dos quartéis norte-americanos. Foram enviados desde armamentos até uniformes, pois os brasileiros estavam acostumados a um clima tropical e suas vestimentas não eram adequadas para o rigoroso inverno europeu.

A FEB estava subordinada ao 4º Corpo do 5º Exército americano e foi enviada para os campos de batalha na Itália para ajudar a conter o avanço das forças alemãs em direção à França. Antes da vitória final, em 21 de fevereiro, ocorreram outras três tentativas. Nesta, a missão da força brasileira era tirar Monte Castelo do controle dos alemães, pois ele representava uma posição estratégica, já que se encontrava no caminho para Bolonha, cidade que representaria uma importante conquista para as forças aliadas. No dia 21 de fevereiro, a FEB derrubou os alemães. A tomada do Monte Castelo ficou conhecida como a sua mais importante conquista.

Alguns meses depois, em 8 de maio de 1945, a Alemanha se rendeu e, pelo menos em território europeu, a guerra chegou ao fim. Os pracinhas da FEB retornaram ao Brasil e aqui foram recebidos com muita festa. A Segunda Guerra só acabaria, no entanto, quatro meses mais tarde.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/geral/solenidade-em-corupa-marca-72-anos-da-tomada-de-monte-castelo

comentários