Parece que você não possui a versão mais recente do Flash Player

Geral

Apresentado diagnóstico urbano que integra a revisão do Plano Diretor de Corupá

O arquiteto José Emidio de Barros Filho, também professor da Unisociesc e coordenador dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Corupá, apresentou esta semana, no gabinete do prefeito João Carlos Gottardi, o diagnóstico urbano do município

A apresentação foi acompanhada pelo prefeito Gottardi, vice Arno Neuber e secretários municipais. A revisão do Plano Diretor em Corupá e cidades vizinhas é coordenada pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) que contratou a Unisociesc e mantem parceria com as Prefeituras.

A Prefeitura de Corupá iniciou em junho, os trabalhos para a revisão do Plano Diretor do município. O Estatuto da Cidade (lei 10.257/2001) exige que a cada 10 anos, o Plano seja revisado e o município cumpre esta determinação. O Plano Diretor é um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano e a revisão dele vai construir as diretrizes para a sustentabilidade social, econômica e ambiental do município.

Na reunião realizada esta semana, o professor José Emidio de Barros Filho apresentou os mapas do diagnóstico urbano considerando os seguintes eixos de estudo: ordenamento territorial, mobilidade urbana para cargas e pessoas, promoção social, promoção econômica, ambiente construído, ambiente natural, gestão participativa e integração regional. Também foram apresentados os números de habitações nas áreas urbanas e rural, vazios urbanos, aproveitamento das áreas rurais, vias pavimentadas e não pavimentadas, densidade urbana, localização de indústrias, comércio, serviços e residências, mapa do turismo e das importações e exportações do município e outros mapas e informações relevantes para a construção do Plano. No total, foram construídos 111 mapas da leitura técnica da cidade. Esta documentação será divulgada entre as secretarias municipais para validação.

A próxima etapa da construção do Plano Diretor de Corupá será a leitura comunitária. Empresários, governo e população serão chamados para conhecer o diagnóstico urbano e apresentar as demandas para o município.  As datas das reuniões comunitárias serão divulgadas no site da Prefeitura de Corupá, assim como os resultados das reuniões com a comunidade.

Mais sobre o Plano

A revisão do Plano Diretor de Corupá é feita por meio de vasta pesquisa e estudo com a participação direta da comunidade. Os trabalhos incluem visitas técnicas pelas equipes envolvidas compostas de servidores da Prefeitura e representantes da Unisoesc, apresentação de diagnóstico técnico, audiências com a comunidade, oficinas de capacitação e apresentação do pré-plano em audiência pública. Ao final de todo este trabalho, será apresentada a revisão definitiva do Plano Diretor que vai compor uma nova lei que será enviada para aprovação na Câmara de Vereadores e deve ser sancionada pelo prefeito João Carlos Gottardi.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Cristiano Hack, a revisão do Plano Diretor de Corupá, além de cumprir o que determina a lei, é uma forma de planejar o município organizando da melhor forma o território e garantindo o crescimento sustentável da cidade.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/geral/apresentado-diagnostico-urbano-que-integra-a-revisao-do-plano-diretor-de-corupa

comentários

notícias relacionadas