Parece que você não possui a versão mais recente do Flash Player

Clássicas da Jaraguá

Recriando o passado

Acompanhe Clássicas da Jaraguá, todos os domingos às 17h na Rádio Jaraguá.

Ouça o programa do dia  25-02-2018: 

O desafio do músico contemporâneo em recriar as grandes obras do passado.

Vamos imaginar que um artista decida regravar a canção “Yesterday” de John Lennon e Paul McCartney. Ele provavelmente consultará a música escrita (partitura) e ouvirá a gravação original dos Beatles e talvez mais algumas feitas por outros cantores. Feito isto, terá inicio o processo de “modernizar” a música, ou seja, criar um novo arranjo, escolher os instrumentos mais adequados, etc.

Com a exceção do show de uma banda cover dos Beatles o público não espera ouvir uma interpretação exatamente igual àquela da década de 60. O ouvinte quer novidade, mesmo numa canção conhecida.

Uma situação similar ocorreu até o século XIX na música erudita. O público que freqüentava os concertos preferia as peças escritas pelos compositores contemporâneos e quando eventualmente se executava uma peça mais antiga esta necessariamente passava por um processo de adaptação para atender ao gosto da época.

No início do século XX o panorama mudou e uma nova geração de músicos começou a se interessar em como eram executadas as peças na época em que foram escritas, em especial no período barroco (1600-1750).

A diferença, em relação à canção “Yesterday” é que não existem gravações originais para sabermos exatamente como as peças eram tocadas há 300 anos. O que chegou até nós são os instrumentos antigos, partituras e alguns livros que descrevem as práticas musicais da época, mas muitas dúvidas ainda persistem. No final, as escolhas do intérprete serão sempre pessoais baseadas no estudo, experiência e nos seus ideais artísticos.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/blogs/classicas-da-jaragua/recriando-o-passado

comentários

notícias relacionadas