Parece que você não possui a versão mais recente do Flash Player

Clássicas da Jaraguá

O JOVEM CLARINETE

Acompanhe Clássicas da Jaraguá, todos os domingos às 17h na Rádio Jaraguá.

Ouça o programa do dia 03-12.2017:

Aos 57 anos, o compositor alemão Brahms enviou uma carta ao seu editor, que terminava com a seguinte frase: “(…) já é hora de parar.” Com estas palavras Brahms anunciava sua aposentadoria.

Apesar do firme propósito de não compor mais, esta decisão teve vida curta. Poucos meses depois Brahms conheceu o clarinetista Richard Mühlfeld. A arte deste músico excepcional provocou no compositor o desejo de voltar a criar. O encontro entre Brahms e o clarinete parecia mesmo inevitável, pois este instrumento consegue transmitir a profunda melancolia presente na obra do compositor alemão.

O clarinete é um instrumento de sopro de madeira (ébano). Dentro da orquestra é um dos instrumentos mais jovens. Estima-se que tenha surgido por volta de 1700. As características do instrumento atual foram fixadas há aproximadamente 170 anos pelo fabricante Buffet.

Infelizmente poucos compositores executavam instrumentos de sopro e o repertório do clarinete ainda é limitado. Um dos exemplos mais perfeitos continua sendo o concerto escrito por Mozart nos últimos meses de sua curta vida.

No jazz, principalmente através do talento de Benny Goodman, o clarinete teve grande importância. O cineasta Woddy Allen é um grande amante do clarinete e costuma fazer turnês com sua banda de jazz.

Nas bandas militares e nos conjuntos de sopro tem uma grande importância. Na banda sinfônica exerce o papel equivalente ao violino na orquestra.

Curiosamente o clarinete desempenhou um papel importante no movimento de igualdade de direitos femininos ao expor o preconceito que existe no meio musical. Em 1982 o maestro Herbert Von Karajan pretendia contratar Sabine Meyer para assumir o posto de 1ª clarinetista da Filarmônica de Berlim. Os músicos vetaram a nomeação apresentando motivos técnicos, porém, o fato de ser uma mulher numa orquestra composta quase exclusivamente por homens – num grupo de 125 músicos havia apenas uma violinista – parece ter pesado na decisão.

 

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/blogs/classicas-da-jaragua/o-jovem-clarinete

comentários

notícias relacionadas