Parece que você não possui a versão mais recente do Flash Player

Clássicas da Jaraguá

BACH: o compositor que sozinho mudou a história da música

Acompanhe Clássicas da Jaraguá, todos os domingos às 17h na Rádio Jaraguá.

Ouça o programa do dia 16/04

 

Nelson Rodrigues defendia que toda unanimidade é burra, mas o que dizer de Bach, o compositor mais festejado da história da música? É praticamente impossível encontrar alguém que discorde da afirmação de que Bach foi o mais importante compositor de todos os tempos. Ainda assim Nelson Rodrigues tinha razão, pois seguir a opinião da maioria é fácil e não exige pensamento crítico. Muitos apreciam a obra do músico alemão de forma superficial sem compreender sua grandeza.

A grande dificuldade para conhecer realmente Bach é conseguir ultrapassar o clichê do velho compositor de peruca. A imagem que chegou a nós de um senhor sisudo e conservador é absolutamente errada. Bach além de compositor inovador e genial era um homem de espírito prático. Durante a maior parte de sua vida lutou por melhores salários e condições de trabalho.

Johann Sebastian se destaca no panorama da música barroca por vários motivos. Ele descendia de uma ilustre família de músicos. Alguns de seus filhos gozaram em vida de uma reputação maior do que o próprio pai.

Bach conhecia profundamente a produção musical da sua época. Estudava com grande interesse o trabalho de todos os compositores importantes. Escreveu várias transcrições dos concertos de Vivaldi e conhecia bem a música de Haendel. O contrário não é verdadeiro. Os grandes mestres do barroco sabiam muito pouco a respeito daquele “compositor do interior”.

Bach, homem de fortes convicções, desenvolveu uma linguagem própria e não se deixava levar por modismos. Mesmo utilizando as formas musicais da época compôs algumas das peças mais originais da história da música.

Talvez o motivo mais importante para conhecermos sua obra seja o impacto que ela causa no ouvinte hoje em dia, 300 anos depois. As sonatas e partitas para violino solo, as suítes para violoncelo, os concertos, cantatas e paixões são obras que permanecem incrivelmente atuais e merecem ser estudadas e apreciadas.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/blogs/classicas-da-jaragua/bach-o-compositor-que-sozinho-mudou-a-historia-da-musica

comentários

notícias relacionadas